O crescimento do e-commerce é uma vantagem competitiva e tanto no cenário atual. Saber integrar as facilidades que esse ambiente oferece com o mundo real se torna ainda mais estratégico. Considere que mesmo com muitos consumidores tendo o interesse de comprar online, retirar o produto na loja física se torna um grande diferencial para o seu negócio.
Para começar, pense que nem todo mundo quer ter que esperar o recebimento do produto em casa para ter acesso ao que comprou. Se tiverem a facilidade de retirar imediatamente na loja o que já pagaram pela internet, isso pode ser uma vantagem para o cliente e a sua loja que por sua vez economizará com custos de transportação. Além do mais, a possibilidade de ver de perto os produtos e checar se é aquilo mesmo o que cliente deseja continua sendo um fator importante.
De acordo com uma pesquisa feita pela Manhattan Associates, mais de 70% dos consumidores brasileiros preferem fazer compras online ao invés de ir a uma loja, e cerca de 60% pedem para retirar seus itens em uma loja física. Ou seja, é muito grande o número de pessoas que busca a possibilidade de retirar na loja os produtos comprados pela internet.
Veja como exemplo o modelo de negócios omnichannel da Centauro, que apresenta alavancagem operacional, ou seja, a receita adicional gerada não vem, necessariamente, atrelada ao aumento proporcional de despesas, aumentando a rentabilidade da operação. Com a integração total entre os canais, as principais soluções que tem a oferecer ao cliente é o Click & Collect, modalidade de compra em que o cliente compra o produto na plataforma digital e, no ato da compra, escolhe uma das lojas físicas para retirá-lo (se o produto não estiver disponível no estoque da loja selecionada, será enviado de outro local para que o cliente possa retirá-lo); e o Ship from Store, em que o cliente compra o produto na plataforma digital e a plataforma tecnológica detecta a loja física ou centro de distribuição mais próximo ao endereço de entrega do cliente com o produto disponível, reduzindo prazo de entrega e aumentando o sortimento disponível.
Em 2018, as modalidades em que o cliente retira o produto em uma loja física, utilizando o Locker Clique e Retire representaram 21,2% do volume de vendas da plataforma digital (9,1% em 2017) e a modalidade Ship from Store, 16,1% (2,9% em 2017). (Dados da Centauro). Considerando as transações das diferentes modalidades de venda omnichannel, em 2018 e 2017, o omnichannel representou 37,3% e 12,1%, respectivamente, do volume de vendas da plataforma digital. O share trimestral das vendas dos exercícios sociais encerrados em 31 de dezembro de 2018 e 2017 foi o seguinte:
Adicionalmente, a plataforma digital e as lojas físicas se retroalimentam, uma vez que:
Pois bem, agora que você entende a importância de integrar os universos online e offline do seu empreendimento, chegou a hora de entender algumas das abordagens omnichannel que vêm sendo utilizadas para se diferenciar nesse contexto. Algumas delas são:
Como pode ver, são muitas as formas de você desenvolver a retirada do produto de forma diferenciada. Tudo isso você consegue com o Locker Clique e Retire Biccateca.
Fonte: Centauro
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Publicação em: 06 de Fevereiro de 2020.